Menu
SEU CARRINHO

Teoria do Jazz: Arte da Improvisação - Fernando Vieira

Teoria do Jazz: Arte da Improvisação - Fernando Vieira
Teoria do Jazz: Arte da Improvisação - Fernando Vieira
R$24,99

O curso Teoria do Jazz e a Arte da Improvisação é um completo programa de treinamento em vídeo online, que pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet. Nele eu ensino passo a passo, com riqueza de detalhes, como tocar jazz e improvisar criativamente.

O curso é baseado na prática regular e consistente. Não é um programa focado simplesmente no prazer de aprender, ele se destina a todos que querem ser capaz de entender o que toca, e criar melodias ou solos improvisados.

O curso é um Guia Definitivo sobre Jazz, Improvisação e Técnica do Violão e Guitarra.

Deixa eu mostrar agora uma pequena descrição do que irá aprender neste curso:

INTRODUÇÃO 

Cifragem no Jazz

Termos Musicais

PARTE 1 - ESCALAS E ACORDES

Teoria Básica

  • • Intervalos
  • • Inversão de intervalos
  • • Tríades

Escala Maior Natural 

Progressão II – V – I

Modos da Escala Maior Natural

  • • Modo Jônio e acorde 7M
  • • Modo Dórico e acorde m7
  • • Modo Mixolídio e acorde 7 (Acorde Dominante)

Progressão II – V – I

Nota Guia (Voice Leading)

Ciclo das Quartas/Quintas

Outras Progressões Comuns

  • • V do V
  • • I – VI – II – V
  • • III – VI – II – V
  • • I – II – III – IV – e modo Lídio
  • • I – IV

Modo Lócrio e acorde m7(b5)

Jazz Modal

Teoria da concepção Escala/Acorde

Escalas

Campo Harmônico Maior Natural

  • • Modo Jônio e acorde 7M
  • • Modo Dórico e acorde m7
  • • Modo Mixolídio e acorde 7 (Acorde Dominante)
  • • Notas a evitar
  • • Modo Lídio e acorde 7M e #11
  • • Modo Mixolídio e acorde 7sus4 
  • • Modo Frígio e acorde sus4 (b9)
  • • Modo Eólio
  • • Modo Lócrio e acorde m7(b5) 
  • • Dominando o II – V – I
  • Campo Harmônico da Escala Menor Melódica
  • • Acorde menor com 7M
  • • Acorde Sus4(b9)
  • • Acorde Lídio Aumentado
  • • Acorde Lídio Dominante
  • • O V modo da Menor Melódica
  • • Acorde Meio Diminuto
  • • Acorde Dominante Alterado
  • • Intercambiabilidades dos Acordes da Escala Menor Melódica
  • • Progressões II  V  I e II  V menor
  • • Notas Características da Escala Menor Melódica

Campo Harmônico Diminuto

  • • Escala Diminuta
  • • Escala Dom Dim e o acorde 7(b9)
  • • Escala Diminuta e o acorde dim7
  • • Dicas práticas

Campo Harmônico da Escala de Tons Inteiros (Escala Hexafônica)

Como Praticar Escalas

Slash Chords - Poliacordes

Slash Chords e suas Escalas

PARTE 2 - IMPROVISAÇÃO

Sequências

Escalas e o Exercício de Continuidade Melódica

Improvisação com Tríades

  • • Praticando Padrões de Tríades

Sequências de Acordes de 7 (Sequências de Tétrades)

Notas Comuns

Alongando as Trocas

Escalas de Bebop

  • • Escala de Bebop Dominante
  • • Escala de Bebop Dórica
  • • Escala de Bebop Maior
  • • Escala de Bebop Menor Melódica

Licks sobre a Escala de Bebop

Outside – Tocando “fora do tom”

  • • Sequências
  • • 1/2 tom acima ou abaixo
  • • Tocando Substituição de Trítono
  • • Tocando escalas Outside
  • • Escala Cromática

Escala Pentatônica

Pentatônica Menor e os Modos

Pentatônicas do I – IV – V

Aplicação dos Graus sobre os Acordes da Progressão II – V – I

Pentatônicas e Notas a Evitar

  • • Tocando uma Escala Pentatônica em acordes sucessivos em diferentes tonalidades

Pentatônica do II Grau sobre o acorde Maior com 7M

Pentatônica do IV Grau sobre o acordes da Escala Menor Melódica

Escala In-sen e Penta Alterada

Escala Penta e Escala de Blues

Praticando Escalas Pentatônicas

O Blues

  • • Trocas no Blues
  • • Tipos Especiais de Blues
  • • Escala de Blues
  • • Escala Pentatônica Menor
  • • Pentatônica, Pentatônica Menor e Escala de Blues equivalentes

Rhythm Changes 

Como Praticar - Fundamentos, princípios e técnicas para uma rotina eficiente de estudos

PARTE 3 - REARMONIZAÇÃO

Rearmonização Básica

Substituição de Trítono

Rearmonizando Acordes Menores

  • • Ascendentes e Descendentes nos Acordes Menores
  • • Acordes Meio-Diminutos
  • • Rearmonizando acordes do II Grau como Slash Chords
  • • Trocando II-V por V/V

Rearmonizando acordes do V Grau (Acordes Dominantes)

  • • Acordes V7(b9), V7alt, e V7(#11)
  • • Outras resoluções comuns do Acorde Dominante
  • • Acordes V7(#5)
  • • Acordes V7(#9)
  • • Rearmonizando o Acorde do VI Grau como Acorde Dominante

Rearmonizando acordes do I Grau

  • • Acorde Lídio
  • • Acorde Lídio Aumentado
  • • Movendo o I Grau 1/2 tom acima
  • • Slash Chords como acordes do I 

Rearmonização durante os solos

Rearmonização Avançada

  • • Movimento contrário
  • • Paralelismo
  • • Poliacordes - Slash Chords
  • • Linhas de Baixo 
  • • Construindo um acorde em qualquer tônica
  • • Acordes Sus4 e Sus4(b9)

Cadências (Perfeita - Imperfeita - À Dominante - Plagal - Deceptiva)

Cadência Deceptiva ou de Engano

Aproximação Cromática

Antecipando um acorde com um acorde Dominante (V7)

Usando acorde Diminuto

Mudando a melodia

Mudando o acorde

Notas Comuns

Nota Pedal (Pedal Point)

Combinação de Técnicas

Coltrane Changes

  • • Centros Tonais em Terças Menores
  • • Acorde Lócrio Dominante de McCoy Tyner

PARTE 4 - MÚSICAS

Formas Musicais e Composição

Determinando as formas musicais

  • • AABA
  • • ABAC
  • • ABCD
  • • AABC
  • • AB
  • • ABC
  • • ABA
  • • AAB

Introdução, Interlúdio, Final Especial, Shout Chorus e Versos

Progressões de acordes escritas e melodia improvisada

Melodias tocadas pelo baixo

Formas das composição de Jazz 

Partitura de Jazz (Lead Sheet)

  • • A Armadura de Clave
  • • A Melodia
  • • As Trocas
  • • Ritmo e Fraseado
  • • Cifra Certa, Errada e Opcional

Memorizando uma Música

  • • A Forma
  • • A Melodia
  • • As Trocas

Novas melodias baseadas em Jazz Standards (Heads)

Repertório do Jazz

PARTE 5 - APÊNDICE

Salsa e Latin Jazz

  • • O que é Música Latina?
  • • A Clave
  • • A Barra de Compasso Invisível
  • Outros Assuntos Importantes
  • • Escala Menor Harmônica
  • • Escala Maior Harmônica
  • • Escalas de 4 Sons
  • • As limitações da teoria 
  • • Notas Erradas
  • • Críticas
  • • Revisão
  • • O que ouvir

419 aulas / 96 horas de curso. Por isso digo que é um Guia Completo e Definitivo, pois se seguir cada lição passo a passo, você terá uma base sólida para alcançar níveis musicais mais avançados.

O curso é indicado aos violonistas, guitarristas e músicos em geral. Ele serve como base de apoio para professores de técnica de guitarra, violão e improvisação.

Informação do curso
Ano2019
Tamanho do Arquivo53.50 GB
IdiomaPortuguês (Brasil)